quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MINUTO DE SABEDORIA


           Narudim era um sábio que vivia na idade média.
           Certo dia ele andava por uma cidade da costa mediterrânea quando viu dois jovens se aproximando de um velho que mendigava. Um dos jovens mostrou duas moedas e o mendigo escolheu a de menor valor. Os rapazes riram da falta de sensatez do velho e saíram rindo.
          Narudim continuou a olhar o velho mendigo e percebeu que outras pessoas se aproximavam, mostravam duas moedas e ele sempre escolhia a de menor valor.
          Incomodado com a simplicidade do velho por escolher sempre o valor errado, Narudim se aproximou e perguntou ao velho se ele não conhecia o valor das moedas.
          "Sim, eu conheço, meu nobre", respondeu o velho mendigo.
          "Então, porque não escolhe a moeda de maior valor?"
          "Porque gosto que eles me tomem por tolo. Se eu escolher a moeda de maior valor, eles deixaram de colaborar com minhas necessidades. Enquanto riem de mim, vão me dando moedas. E assim, todos os dias, sou mais feliz que os demais mendigos, que se consideram muito mais espertos que eu".
          Narudim, satisfeito com a explicação do velho mendigo, sorriu e lhe deu uma pequena bolsa de moedas, dizendo:
          "Esse dinheiro não é uma esmola, mas a paga por uma lição de vida que me deu".
          Compreendeu ele que é melhor se passar por tolo sendo inteligente, que se passar por inteligente sendo todo. Afinal, ser sábio é não dizer tudo o que conhece e ser tolo é não conhecer tudo que diz.